Início LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Ocean ERP adaptado a NF-e 4.0

Ocean ERP adaptado a NF-e 4.0

103
0
COMPARTILHAR
Fonte: Freepik

De tempos em tempos novas versões da Nota Fiscal Eletrônica surgem para se adequar às novas realidades do mercado e também para facilitar e organizar o controle por parte dos órgãos fiscalizadores e empreendedores. Tão importante quanto ficar por dentro destas atualizações é contar com um sistema ERP de gerenciamento atualizado e já adaptado a estas novas versões.

O sistema Ocean ERP já está totalmente alinhado com a NF-e 4.0.

Esta atualização do sistema de autenticação e transmissão das notas fiscais eletrônicas acontece, geralmente, a cada dois anos ou sempre que se percebe a sua necessidade de adequação. A última versão durou até outubro de 2017: era a NF-e 3.10. A partir de novembro daquele ano a nova versão 4.0 chegou para padronizar e organizar a atividade de fiscalizar e facilitar seu controle pelos órgãos da Secretaria da Fazenda dos estados e da união.

NF-e
Fonte: Marketup

Mudanças importantes da NFe

Foram muitas alterações sofridas pelo novo método de autenticação e transmissão das notas fiscais eletrônicas.

As três primeiras novidades listadas a seguir dizem respeito ao cadastro de produtos. As próximas são relacionadas à movimentação das notas fiscais dentro da empresa.

Conheça as principais modificações vindas com a NFe 4.0 e que devem ser do conhecimento de toda e qualquer empresa.

Criação de grupo de rastreabilidade do produto

Esta inovação permite o rastreamento de qualquer produto que necessite de fiscalização como aqueles relacionados à alimentação como, por exemplo, comidas e bebidas. Devem estar impressos na nota fiscal a data de fabricação e validade do produto, além do número do lote e a quantidade.

Obrigatoriedade do código da Anvisa

As notas fiscais eletrônicas emitidas para a liberação de medicamentos precisam apresentar o código da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Dados sobre o grupo combustível

A empresa que trabalha com vendas de combustíveis precisa apresentar na NF-e 4.0 o percentual de misturas de GLP (gás liquefeito de petróleo) e também a descrição do código ANP (Agência Nacional de Petróleo).

As mudanças também se espalharam para a forma como as notas fiscais eletrônicas são emitidas nos sistemas onde são operadas:

  • inclusão de mais um indicador, o número 5, para informar a presença do consumidor no espaço físico onde a transação está ocorrendo.
  • a NF-e 4.0 deverá apresentar campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) nas operações internas ou interestaduais. Antes esta informação constava apenas nas alíquotas do ICMS.
  • na parte relacionada à forma de pagamento também houve alterações. O nome do grupo foi a principal mudança, passou de “formas de pagamento” para “informações de pagamento” contando ainda com a opção “troco”.
  • revendedores e outras empresas que trabalham com combustíveis devem ficar atentos aos novos campos que surgiram na emissão da nova nota fiscal, além da forma de cadastros de produtos da qual falamos acima.
  • também foi instituído um campo específico para inserir o valor de devolução do IPI. Desta forma o controle da SEFAZ sobre este imposto fica facilitado.
  • temos ainda informações referentes ao transporte e tipos de fretes, facilitando a identificação dos responsáveis pela contratação destes serviços.
NF-e
Fonte: Meanwhile

Ocean ERP adaptado à NF-e 4.0

É fundamental que os sistemas de gerenciamento e administração de empresas como os ERPs estejam atentos e encaixados em todas estas alterações para que não haja inconsistências no preenchimento, autenticação e transmissão das informações fiscais e tributárias da empresa. Todas estas informações exigem muita atenção e cuidado para que nada saia errado durante o processo de criação e manuseio das notas fiscais eletrônicas.

Sabemos que um passo em falso e a empresa poderá sofrer sanções fiscais, tributárias e administrativas. Desta forma, nunca é demais exigir serviços eficazes e atualizados.

Sabendo disso a P1S – Prime Solutions não perdeu tempo e já atualizou todo o seu software de administração e gerenciamento empresarial, o Ocean ERP. Caro cliente Ocean ERP saiba desde já que suas informações estão a salvo, suas NF-es poderão ser emitidas corretamente dentro de todas as exigências fiscais e tributárias previstas em lei e você caro gestor pode se preocupar somente com a saúde financeira do seu negócio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui