Início LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA Pequeno empreendedor, formalize-se tornando-se MEI (Micro Empreendedor Individual). A P1S – Prime...

Pequeno empreendedor, formalize-se tornando-se MEI (Micro Empreendedor Individual). A P1S – Prime Solutions te ajuda !

95
0
COMPARTILHAR
Fonte: Shutterstock

Se você tem um negócio e fatura até R$ 81 mil reais por ano já pode se tornar um MEI, ou melhor, Micro Empreendedor Individual. Nós sabemos que os pequenos negócios estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil.

Infelizmente, nem todas as pessoas que se dedicam a este tipo de trabalho fazem a escolha mais acertada que é a de abrir a própria empresa, dentro dos trâmites legais.

No entanto, trabalhar na informalidade pode ser tão ou mais desgastante do que se adequar às regras do MEI e arcar com as taxas e impostos a serem pagos. Estes, aliás, são bem menores do que aqueles voltados para as micro e pequenas empresas ou empresas de médio/grande porte.

MEI
Fonte: 123rf

Como se tornar um MEI e sair da informalidade

Além de ter um faturamento de até R$ 81 mil reais por ano, o empreendedor precisa saber se o seu tipo de trabalho pertence à relação de atividades aceitas e consideradas como micro empreendedor individual. Também é preciso saber se o seu local de trabalho está legalizado dentro das normas e exigências da prefeitura da sua cidade. E mais, para se tornar um MEI você não pode ser titular ou sócio de outra empresa.

O passo a passo para se tornar um micro empreendedor é muito simples. Você só precisa entrar no site do Portal do Empreendedor, clicar no botão “Formalize-se” e preencher as informações pessoais e do seu negócio. O endereço do portal do MEI é http://www.portaldoempreendedor.gov.br, para acessá-lo basta clicar aqui.

MEI
Fonte: Dreamstime

Benefícios e obrigações de ser um MEI

Assim como tudo na vida, tornar-se um MEI oferece muitas vantagens e benefícios, mas também exige que o empreendedor cumpra algumas obrigações. Confira:

Benefícios de ser um MEI

Quem opta pela formalização dos serviços que presta tem as seguintes vantagens e benefícios:

  • fazer a emissão de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.
  • todos os custos mensais são fixos e com valores abaixo do que é cobrado de empresas do Simples Nacional ou Regime Normal.
  • poderá obter CNPJ e alvará de funcionamento gratuitamente.
  • terá oportunidade de vender para o governo.
  • poder contratar até um empregado.
  • terá acesso a todos os direitos previdenciários como: auxílio doença, aposentadoria por idade ou por invalidez, pensão por morte (para a família) e salário maternidade.
  • terá acesso a serviços e produtos bancários como o serviço de acesso ao crédito.

Obrigações de um MEI

Manter todas as obrigações em dia é essencial para garantir a oferta de benefícios oferecidos ao MEI. Veja abaixo os deveres do micro empreendedor individual:

  • manter em dia o pagamento do guia de arrecadação mensal – DAS. O boleto emitido no site do Portal do Empreendedor deve ser pago até o dia 20 de cada mês.
  • preencher o relatório mensal das receitas onde consta o faturamento da sua empresa. Caso seja procurado pela Receita Federal ou pela Secretaria da Fazenda de seu estado precisa estar com este relatório organizado.
  • fazer a declaração anual do MEI. Este documento deve ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano.
  • além disso, o pequeno empresário precisa manter em dia o pagamento de todos os outros impostos referentes à empresa.
MEI
Fonte: Shutterstock

Dicas para quem quer se tornar um MEI

Dois grandes obstáculos impedem um micro empreendedor de realizar o sonho da formalização.

Um deles é a falta de conhecimento. Para isso, você pode contar com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Outro impedimento acaba sendo a desorganização do micro empreendedor que precisa dar conta da parte burocrática da empresa e ainda gerenciá-la corretamente. A solução é contar com um sistema de ERP simples, prático e eficiente.

Portanto, pequeno empreendedor, formalize seu negócio com auxílio da P1S – Prime Solutions. Oferecemos orientação total aos nossos clientes em seu processo de formalização MEI e também oferecemos junto o software Ocean ERP que o auxiliará no gerenciamento administrativo de sua empresa organizando as regras fiscais e tributárias durante a emissão dos documentos fiscais de venda.

O Ocean ERP e nosso serviço de suporte ilimitado aos nossos clientes podem fazer muito por você e pelo seu negócio: emissão de diversos documentos fiscais (cupom fiscal ECF, SAT, NF-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e, CT-e, CT-e OS, guia GNRE, declaração eletrônica de internamento Suframa, remessa/recepção automática de boleto bancário registrado, etc.), controle de estoque, controle financeiro, fluxo de caixa, DRE, vendas, compras, importação de XML de compras, controle de comissões de vendedores ou representantes comerciais além de diversas outras opções conforme a necessidade de sua empresa.

Venha trabalhar conosco da P1S – Prime Solutions, lembre-se que sempre acompanhamos nossos clientes em todos processos administrativos, fiscais e tributários, oferecemos a todos nossos clientes suporte ilimitado sem custos adicionais, tudo planejado e organizado para a sua empresa se concentrar apenas no foco de seu negócio. E boas vendas !

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui