Início OCEAN Como realizar o backup/restore de um banco de dados Firebird

Como realizar o backup/restore de um banco de dados Firebird

310
0
COMPARTILHAR
Fonte: 123rf

Entre em contato conosco da P1S – PRIME SOLUTIONS clicando aqui e adquira o OCEAN ERP, o melhor software de gerenciamento empresarial para sua empresa, proporcione agora mais agilidade e eficiência a sua empresa.

Siga os passos abaixo para realizar o backup/restore do banco de dados do OCEAN ERP:

Imagem 1 de 21 – Primeiramente abra o IbExpert. Caso o banco de dados não esteja registrado, clique com o botão direito do mouse no quadro Database Explorer e clique na opção Register Database como mostra a imagem acima.
Imagem 2 de 21 – Na tela de registro preencha os campos conforme imagem acima e no fim clique no botão Register.
Imagem 3 de 21 – Conforme mostra a imagem acima o banco de dados do Ocean foi registrado com sucesso.
Imagem 4 de 21 – Registre também a FbClient.Dll no ambiente do IbExpert. Para isso clique em Options / Environment Options conforme imagem acima.
Imagem 5 de 21 – No campo Default Client Library informe onde se encontra a FbClient.DLL. Terminada a configuração clique em Ok para fechar essa tela.
Imagem 6 de 21 – Vamos iniciar com o backup do banco de dados, para isso clique em Services / Backup Database.
Imagem 7 de 21 – Na tela que surgirá preencha os campos conforme ilustração acima e no final clique em Start Backup.
Imagem 8 de 21 -Quando o backup das informações estiver concluído, no final da janela de mensagens irá aparecer escrito: IBE: Backup Completed. Clique em Close para sair dessa tela.
Imagem 9 de 21 – Voltamos a tela inicial do IbExpert e o backup das informações foi concluído com sucesso. Agora iremos preparar um novo banco de dados vazio para receber os metadados e as informações do banco de dados.
Imagem 10 de 21 – Utilizando o Windows Explorer vá onde está salvo o banco de dados e seu backup de dados como mostra a imagem acima.
Imagem 11 de 21 –
Dentro dessa mesma pasta cole um BD_Manutenção.MFK, iremos usá-lo como banco de dados vazio.
Imagem 12 de 21 – Como mostra a imagem acima renomei-e o banco de dados BD.MFK para old001_BD.MFK, vamos fazer um arquivo morto do nosso banco de dados atual.
Imagem 13 de 21 – Renomei-e o BD_Manutenção.MFK para BD.MFK, vamos utilizar esse novo banco de dados para dar partida no processo de restore.
Imagem 14 de 21 – No final do processo teremos os três arquivos exibidos na imagem acima.
Imagem 15 de 21 – Volte para o IbExpert e acesse o menu Restore Database conforme mostra a imagem acima.
Imagem 16 de 21 – Prenche a tela que se surgirá conforme mostra a imagem acima. Cuidado, qualquer erro pode comprometer a restauração correta dos dados.
Imagem 17 de 21 – Por fim, clique no botão Start Restore. Caso seja pedido o usuário e senha, informe SYSDBA e masterkey respectivamente.
Imagem 18 de 21 – O processo de restore dos dados será iniciado. No final aparecerá no final da janela de restore a seguinte informação: IBE: Restore completed. O processo de restore foi finalizado com sucesso, clique no botão Close para sair dessa janela.
Imagem 19 de 21 – Voltamos a tela inicial do IbExpert e o processo de criação de um novo banco de dados foi concluído com sucesso.
Imagem 20 de 21 – Muitas vezes recompilamos os índices do banco de dados com o objetivo de melhorar sua performance. Para isso abra o banco de dados clicando duas vezes sobre ele. Depois clique com o botão direito do mouse em indices e depois clique na opção Recompute selectivity of all indices como mostra a imagem acima.
Imagem 21 de 21 – No final da recompilação, surgirá o botão close no final da janela de mensagens. Clique nele para encerrar o procedimento. Feche o IbExpert, o backup / restore dos dados foi realizado com sucesso !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui

dezenove − 2 =